Opa! Deu uma agitada aqui, hein?!
haha
Interessante. Eu realmente não sabia que esse negocio das áreas da língua serem balela. O pior de tudo é que certos whiskys agem mais em certas partes que em outras (da língua).
Mais tarde vou dar uma boa pesquisada sobre isso na internet. Muito boa dica!
Quanto a degustar os Single Malt e depois esquecer os Blended, isso não existe de verdade. Ultimamente, tenho procurado saborear mais Single Malt, mas nunca deixei os Blendeds de lado. Comprei uma garrafa de Cutty Sark não faz muito tempo, da qual gostei muito. Outra familia de Blended que está na minha mira é o White & Mackay citado pelo Keizo.
Outra coisa também é que o Grant's 12 é uma opinião minha. Eu prefiro muito mais o Grant's, mas seus resultados, após saborear os dois, podem ser diferentes.
Sobre o Red Label e o Jack Daniels, ambos tem estilos diferentes (o primeiro é um Blended escoces, o segundo é como um "bourbon" americano, filtrado em maple tree). É normal essa diferença de sabores que você descobriu no Red Label após saborear o Jack. Principalmente se você não experimentou uma boa gama de whiskys, ainda. Cada whisky tem várias caracteristicas únicas, cada um marcante à sua maneira. É a partir daí que você vai criando o seu padrão de degustação: sempre comparando com as suas experiencias. Ao provar o padrão mais adocicado do Jack daniels, o Red vai parecer mais seco mesmo.
---
Editado:
Achei uma relação boa para exemplificar o que ocorreu com o Jack e o Red: acabei de tomar um chá amargo e comer um chocolate. O chocolate ficou tão doce que tou até passando mal. hauahuahaua
---
E em comparação ao Glenfiddich 12, recomendo o mesmo que o Keizo. Um Balvenie DoubleWood 12.
PS: não prove muitos whiskys de uma só vez. O efeito que você sentiu com o Jack/Red é o que muito provavelmente vai ocorrer aqui. Só que de forma mais brusca: alguns sabores mais suaves de alguns whiskys serão escondidos por sabores mais fortes dos outros, logo, as caracteristicas mais fracas de alguns whiskys podem não ser notadas. Apesar de ser uma boa experiencia comparativa, isso pode levar à uma degustação ruim. Não tenha pressa pra entender as caracteristicas dos whiskys.