Qualquer visita à Escócia que tenha como principal objetivo conhecer melhor o universo do whisky não pode, em hipótese nenhuma, deixar de incluir Speyside no roteiro. Trata-se da famosa Trilha do Whisky. Speyside é a principal região produtora de Single Malt whiskies da Escócia, e a casa de ícones da indústria, como Balvenie, Cardhu, Glenfiddich, Glenfarclas, Glenlivet, Macallan, Strathisla e por aí vai.
A Whisky Trail é uma reta entre as cidades de Elgin e Dufftown. A trilha é servida pelo ônibus 336, da empresa Stagecoach, que funciona 7 dias da semana (www.stagecoachbus.com/discoverwhiskytrail.aspx). O trajeto entre Elgin e Dufftown leva aproximadamente uma hora, e o passe do dia do ônibus custa cerca de £5. Ao longo do trajeto você poderá visitar as destilarias que estão localizadas à margem da rota, tais como Glen Moray, Glen Grant, Macallan, Glenfiddich e Balvenie. Existem também outras destilarias abertas ao público, a poucos minutos de táxi ou carro da Whisky Trail, como Aberlour, Cardhu, Cragganmore, Glenlivet, Glenfarclas e Strathisla.
Geograficamente, Speyside é considerada uma sub-região das Highlands, mas em matéria de whisky tem de ser classificada à parte, já que os maltes de Speyside são, via de regra, mais frutados e menos enfumaçados que os maltes das Highlands. O que poucos sabem, entretanto, é que apesar da região ser banhada pelo famoso rio Spey (daí o nome de Speyside), nenhuma destilaria usa sua água para a produção de whisky.
Fica difícil escolher o que visitar em Speyside, dado o grande número de destilarias e atrações ligadas ao mundo do whisky. Sabendo disso, preparamos um ambicioso roteiro de dois dias, uma tentativa de otimizar e explorar as principais atrações desta famosa Whisky Trail escocesa.
PRIMEIRO DIA
1. Destilaria Balvenie
Primeira destilaria na rota do whisky, no trajeto de Dufftow a Elgin. A destilaria fica adjacente às ruínas do castelo de Balvenie, que já abrigou importantes monarcas escoceses, como a Rainha Mary Stuart.
Balvenie, que deriva o seu nome do bispo Bethan de Mortlach do século XI, foi fundada em 1892 por William Grant para ajudar a Glenfiddich (outra destilaria do grupo William Grant & Sons) a atender a demanda pelos whiskies Blended produzidos pelo grupo. Inicialmente, toda a produção era destinada aos Blendeds do grupo, e os whiskies Single Malt da Balvenie só começaram a ser engarrafados na década de 70.
Horários: Tours de segunda a quinta, às 10h e 14h (na sexta, único tour às 10h). A visita guiada leva aproximadamente 3 horas. Preço: £25 Informações: www.thebalvenie.com
2. Destilaria Glenfiddich
A Glenfiddich fica ao lado da Balvenie, e é a principal destilaria e o principal Single Malt do grupo William Grant & Sons. Fundada em 1887, a destilaria se tornou um ícone mundial, e o mais vendido Single Malt do mundo. Tudo graças à visão e o empreendedorismo de William Grant.
Depois de trabalhar por 20 anos na destilaria Mortlach, e após juntar centavo por centavo, William Grant foi capaz de erguer a Glenfiddich em apenas um ano, com a ajuda de sua esposa, seus 7 filhos e 2 filhas. Uma linda história de dedicação e paixão por whisky que foi coroada com o que é hoje a maior destilaria de whisky Single Malt do mundo.
A Glenfiddich é uma das mais bonitas destilarias da Escócia contando com excelentes recursos audiovisuais que atraem centenas de turistas todos os anos. Definitivamente, uma visita a Speyside não pode deixar de incluir uma passada pela Glenfiddich. A loja da destilaria é uma atração à parte, dada a enorme variedade de whiskies disponíveis, inclusives edições especiais e comemorativas. Outra boa sugestão é almoçar no restaurante da Glenfiddich, e saborear um dos seus excelentes Single Malts.
Horários: Tours de segunda a sábado de 9h30 às 16h30 (domingo, de 12h às 16h30). A visita guiada leva entre 1 e 3 horas, dependendo do roteiro escolhido. Preços: Grátis para o tour normal e £20 para o tour Connoisseur. Informações: www.glenfiddich.co.uk
3. Destilaria Macallan
Conhecer Speyside sem conhecer a Macallan é como ir a Roma e não conhecer o Coliseu. A Macallan é um ícone na indústria de whisky, e uma das destilarias escocesas de maior prestígio, abarcando uma legião de fãs por todo o mundo. Macallan é hoje símbolo de qualidade, sofisticação e tradição.
A destilaria ficou famosa por envelhecer seus whiskies apenas em barris de carvalho europeu de vinho Jerez (Sherry Oak Casks). Durante várias anos a Macallan insistiu nessa política, até que teve de se render também aos barris de Bourbon e ao carvalho americano. A razão disso se deve à oferta limitada de barris de vinho Jerez feitos de carvalho europeu, além da crescente demanda de whiskies de países emergentes como Brasil, China e Índia. Com isso, a Macallan lançou a sua nova série Fine Oak, na qual os maltes são envelhecidos em 3 tipos de barris: ex-Jerez carvalho europeu, ex-Jerez carvalho americano e ex-Bourbon carvalho americano. A série Fine Oak é de excelente qualidade, mas para deleite de nós, apreciadores de whisky, a Macallan ainda segue produzindo os seus tradicionais “Sherry Oak” maltes.
Fundada em 1824, a destilaria pertence atualmente ao grupo Edrington (os mesmos donos da destilaria Highland Park e do Blended Famous Grouse), e conta com excelentes recursos visuais que explicam detalhadamente aos seus visitantes todo o processo de produção dos seus Single Malts.
Horários: Aberta de segunda a sábado de 9h30 às 16h30 (das 11h às 15h, de novembro a abril, e somente de segunda a sexta, de setembro a outubro). As visitas guiadas levam entre 1h30 e 2h30, dependendo do tour escolhido. Preços: Contactar a destilaria. Informações: www.themacallan.com
4. Highlander Inn Bar (Hotel Highlander Inn)
Depois de uma maratona de visita às destilarias, nada melhor do que relaxar um pouco no bar do Hotel Highlander Inn apreciando um dos seus mais de 300 Single Malts disponíveis.
O gerente do bar, Tatsuya Minagawa, é uma atração especial. O japonês radicado na Escócia conhece tudo de whisky escocês e de whisky japonês, obviamente, e gosta de dar sugestões aos seus clientes. Com preços convidativos, o Highlander Inn é uma boa oportunidade de tomar doses de whiskies mais caros que você não teria coragem de pagar em outros bares.
Informações: www.whiskyinn.com
5. Quaich Bar (Cragellachie Hotel)
E para fechar o primeiro dia de visita a Speyside nada melhor do que uma passada no Quaich Bar do Hotel Craigellachie, que fica a poucos metros do Highlander Inn.
Com um acervo de mais de 700 whiskies disponíveis para consumo, a maioria esmagadora de Single Malts escoceses, incluindo edições raras compradas em leilões, o Quaich oferece opções tanto para os iniciantes como para os experts em whiskies. De maltes raros, como o Black Bowmore, até maltes mais comuns como o Glenfiddich 12 anos, o único limitador no seu processo de escolha será realmente o seu bolso. Mas cabe ressaltar que os preços das doses cobradas pelo Quaich são bastante convidativos e justos pela qualidade dos whiskies que oferece.
Informações: www.oxfordhotelsandinns.com/WonderfulWhisky
SEGUNDO DIA
6. Destilaria Glenlivet
A bonita destilaria Glenlivet (Vale do Rio Livet em gaélico), fundada em 1824, foi a primeira a obter a licença legal para produção de whisky pelo ato parlamentar de 1823.
Sendo um dos mais tradicionais Single Malt escoceses, houve um tempo em que grande parte das destilarias de Speyside usavam o sufixo Glenlivet nos nomes de seus Single Malts como forma de pegar carona no prestígio da Glenlivet. Era o caso do Macallan-Glenlivet, Aberlour-Glenlivet, Dufftown-Glenlivet, entre outros. Porém a Glenlivet conseguiu ganhar na justiça o direito de marca sobre o seu nome.
O Glenlivet é o Single Malt mais vendido nos EUA desde da década de 70, e o segundo mais vendido no mundo atualmente, ficando atrás apenas do Glenfiddich. A destilaria que pertence atualmente ao grupo Pernod Ricard teve sua capacidade de produção expandida em 2010 como forma de atender a crescente demanda mundial por whiskies Single Malt.
Horários: Aberta de segunda a domingo, de abril a outubro, com tours das 9h30 às 16h. Preço: Grátis. Informações: www.theglenlivet.com
7. Destilaria Cardhu
A destilaria em si não é bonita, e não apresenta muitos atrativos, mas sua importância reside no fato de ser a casa do Blended Johnnie Walker. Por isso, vale a pena dar uma passada por lá, ainda que seja uma visita rápida.
A Cardhu (que em gaélico significa Rocha Negra) foi fundada em 1824, e pertence atualmente ao grupo Diageo. Do total de Single Malts produzido pela destilaria, 70% são utilizados na produção dos Blended whiskies da família Johnnie Walker, e 30% são engarrafados como Single Malt.
Horários: Aberta de segunda a sexta, das 10h às 15h com último tour sempre 1 hora antes de fechar (até às 17h de abril a junho. Funciona também aos sábados, de 10h às 17h, de julho a setembro). As visitas guiadas levam aproximadamente 1 hora. Preços: £4 ou £6, dependendo do tour escolhido. Informações: www.discovering-distilleries.com/cardhu/
8. Destilaria Glen Grant
A destilaria foi fundada em 1840 pelos irmãos James e John Grant, e conta com um jardim que por si só já vale a visita (porém atente para o detalhe que o jardim esta seco durante o inverno). Mais uma excelente opção de visita em Speyside.
O Glen Grant é um dos Single Malts mais tradicionais da Escócia, e um dos mais vendidos no mundo, particularmente na Itália, já que a destilaria pertence atualmente ao grupo italiano Campari.
Horários: Aberta de segunda a domingo, das 9h30 às 17h, de maio a outubro, com último tour às 16h (funciona aos domingos, de 12h às 17h, de novembro a abril). Os tours levam aproximadamente 1 hora. Preços: contactar a destilaria. Informações: www.glengrant.com
9. Destilaria Strathisla
É a casa do famoso Blended Chivas Regal desde 1950, e uma das mais bonitas destilarias de whisky da Escócia. Sua paisagem é bucólica e romântica, e a atmosfera de requinte e tradição está por todos os cantos da destilaria, que pertence atualmente ao grupo Pernod Ricard.
Fundada em 1786 originalmente com o nome de Milltown, a destilaria passou a se chamar Strathisla por volta de 1870. Boa parte das instalações e prédios são ainda do tempo de sua fundação.
Uma viagem a Speyside certamente tem de incluir uma ida a Strathisla não só por sua beleza e importância histórica, como também para conhecer onde se fabrica o malte mais importante do Chivas Regal, um dos whiskies mais consumidos no Brasil e no mundo.
Horários: Aberta de segunda a sábado das 9h30 às 16h, e domingo de 12h às 16h. A visita guiada leva aproximadamente 1 hora. Preços: £6 ou £25, dependendo do tour escolhido. Informações: www.maltwhiskydistilleries.com/Distilleries/Welcome/Strathisla/VisitorCentre/tabid/74/Default.aspx
Como chegar a Speyside
Para os que estão em Glasgow ou Edinburgh, a maneira mais fácil é viajar de carro, percurso que leva aproximadamente 4 horas. De Londres, a viagem é bem mais longa, levando aproximadamente 13 horas. Portanto, sugerimos duas outras formas de se chegar a Speyside, a partir de Londres:
- Avião para Aberdeen, 1 hora de viagem. Depois, trem de Aberdeen para Elgin, 1h30 de viagem.
- Trem de Londres para Aberdeen, 8 horas de viagem. Depois, trem para Elgin, 1h30 de viagem.
Táxis ou o ônibus 336 (Whisky Trail Bus) da empresa Stagecoach, que funciona 7 dias da semana (www.stagecoachbus.com/discoverwhiskytrail.aspx) são as opções para os que não estão de carro em Speyside. O ônibus 336, por exemplo, cruza a rota do whisky entre Elgin e Dufftown e possibilita conhecer várias destilarias que ficam à margem da rodovia chamada trilha do whisky.
Onde se hospedar
Existem alguns hotéis e B&B em Speyside, mas listamos abaixo os dois hotéis que recomendamos dada a localização e a importância de seus bares especializados em whisky.
Craigellachie Hotel Endereço: Victoria Street, Craigellachie, Speyside, Banffshire — AB38 9SR. Tel: +44 08444 146526 Email: reservations@ohiml.com Website: www.oxfordhotelsandinns.com/OurHotels/Craigellachie Diárias entre £70 e £150. O Quaich Bar com mais de 700 whiskies fica no lobby do Hotel.
Hotel Highlander Inn Endereço: Victoria St, Craigellachie, Aberlour, Banffshire AB38 9SR. Tel: +44 (0) 1340 881 446 Email: info@WhiskyInn.com Website: www.whiskyinn.com Diárias entre £50 e £100. O Bar no lobby do Hotel tem mais de 300 whiskies.
Onde saber mais
Pingback: EDINBURGH: A BELEZA CINZA-FORTALEZA DA CAPITAL ESCOCESA | Ana no Mundo