Com exceção dos whiskies Single Cask ou Single Barrel – que são os provenientes de um único casco ou barril – todos os demais whiskies são misturas. Os próprios whiskies Single Malt são normalmente misturas de whiskies de vários barris (o que em inglês se chama vatting).
Esse processo de mistura antes do engarrafamento é importante para homogeneizar as caracterÃsticas do produto final, já que, embora os barris possam ser de mesmo tamanho, formato e feitos com a mesma espécie de carvalho, eles não serão idênticos, e impactarão o whisky de maneiras distintas durante sua maturação. Não confundir conceitos, entretanto. O termo Single Malt significa o whisky feito apenas de cevada maltada em uma única destilaria. Observe-se, no entanto, que os diferentes barris envelhecendo Single Malts de uma única destilaria são normalmente misturados, de forma a originar um produto mais homogêneo, que não apresente as caracterÃsticas distintas e peculiares dos diferentes barris. Essa mistura se dá em grandes tonéis de madeira ou aço, ou nos próprios barris, onde o whisky também é normalmente diluÃdo à graduação alcóolica mÃnima de 40% com água desmineralizada. Os whiskies provenientes dos diversos barris são, então, deixados repousando nesses recipientes por cerca de 12 semanas, para se integrarem (o que é chamado de marrying).
Xarope de caramelo (E150a) pode ainda ser usado antes do engarrafamento, como forma adicional de homogeneização da coloração final do whisky. Entretanto, esse acréscimo causa muitas controvérsias, sendo condenado por muitos como uma maneira de dar um aspecto de envelhecimento artificial ao whisky. Além disso, os crÃticos da prática argumentam que o xarope de caramelo afeta o sabor final do whisky, contrariamente ao que é reivindicado pelos produtores.
A última etapa antes do engarrafamento é a filtragem, normalmente feita pelo método a frio (chill-filtration). Com o processo de filtragem a frio dá-se a remoção de partÃculas em suspensão, que fazem o whisky tornar-se turvo quando resfriado. Como muitos whiskies são consumidos gelados, ou com gelo, os fabricantes adotam esse processo para evitar que o aspecto turvo da bebida ao ser resfriada seja confundido com impurezas. Na verdade, essas partÃculas em suspensão são componentes naturais, frutos dos processos de fermentação, destilação e envelhecimento em barris de carvalho. Essa técnica de filtragem, assim como a coloração com caramelo, também gera restrições, e muitos consumidores preferem atualmente whiskies não filtrados a frio, com o objetivo de consumir a bebida na forma mais semelhante possÃvel à quela retirada dos barris antes do engarrafamento.
O engarrafamento é feito normalmente em garrafas de 750ml. Garrafas de um litro são mais usadas nos mercados de duty-free ou em paÃses onde a tradição de engarrafamento de destilados se dê em garrafas deste tipo.
Os dois vÃdeos abaixo com Gerry Tosh, Embaixador Global da Highland Park, dão uma excelente idéia de como os whiskies Single Malt são homogeneizados e filtrados antes de serem engarrafados.