Não é todo dia que vemos lançamentos de “peso” em nosso mercado de whisky. Mas a Glenfiddich não deixou por menos e acabou de apresentar dois novos rótulos por aqui: Glenfiddich 21 Gran Reserva e Glenfiddich 26 Excellence.
Com método de elaboração inovador, o Glenfiddich 21 Gran Reserva é amadurecido em barris de carvalho ex-bourbon e passa por um acabamento final em barris de carvalho que envelheceram rum.
São raros os whiskies envelhecidos em barris de rum. E de fato, não é uma técnica simples harmonizar esses tipos de barris com os sabores e aromas dos whiskies. Um deslize e o destilado final pode ficar muito adocicado e caramelizado. Mas, esse não é o caso do Glenfiddich 21 Gran Reserva, que apresenta notas delicadas de baunilha e caramelo e, ao mesmo tempo, de couro, especiarias, figo, gengibre e banana. Tudo em um equilíbrio perfeito.
Brian Kinsman, Master Distiller da Glenfiddich, comenta que este malte é dos mais especiais que a destilaria já elaborou: “Após amadurecer pacientemente por 21 anos em barricas de carvalho americano ex-bourbon, o precioso líquido é decantado para barris de rum Caribenho especialmente selecionados para a sua maturação final. É sem dúvida uma jóia para os mais prestigiados paladares.”
Já o Glenfiddich 26 Excellence é uma obra-prima desde a garrafa, passando pela embalagem, até o destilado final. Um single malt raro que respousou 26 longos anos em selecionados barris de carvalho americano ex-bourbon.
A edição foi criada para homenagear a linha de sucessão da destilaria Glenfiddich que desde a sua fundação, por William Grant em 1887, continua nas mãos da mesma família. Floral, frutado, amadeirado e com notas e aromas de cereja, violeta, coco, abacaxi, cedro, mel e especiarias. Combinação de aromas e sabores em um equilíbrio e harmonização perfeitos.
E com satisfação podemos dizer que estas duas edições estão presentes em nosso mercado.