Não se surpreenda se você nunca ouviu falar na Benromach. A menor destilaria escocesa é uma jóia rara escondida dentro de Speyside, a região produtora de whisky mais importante da Escócia e banhada pelo rio Spey.
A história da Benromach começa em 1898 — não falta, portanto, tradição em seus métodos de produção — e a destilaria produz hoje um malte ligeiramente enfumaçado, como era a prática de grande parte das destilarias de Speyside antes de 1960. Atualmente a grande maioria dos single malts da região não apresenta essa caracterÃstica defumada situando-se mais no espectro frutado e floral.
No final de março deste ano, o Benromach 10 anos, clássico da destilaria, foi eleito na premiação WWA (World Whiskies Award) de 2014 o melhor single malt de Speyside na categoria com maturação menor ou igual a 12 anos. Uma grande justiça a esse grande exemplar da Benromach.
Maturado em barris ex-Bourbon e ex-Jerez e depois transferido para um envelhecimento adicional em barris de Jerez Oloroso, o Benromach 10 é de fato um dos single malts mais premiados na categoria até 12 anos.
Seguem algumas notas de degustação deste maravilhoso whisky.
Aparência: Âmbar.
Olfato: Complexo e frutado. Cereal, chocolate, abacaxi, kiwi, canela, nozes, maçãs verdes e ligeiramente enfumaçado.
Paladar: Licoroso e cremoso. Cereal, morango, amora, malte tostado e tons enfumaçados.
Fim de boca: Longo predominando as notas enfumaçadas e frutadas.
Conclusão: Complexo e excepcional.