Você Conhece o Rum Angostura?

Por Cesar Adames

Antes que você ache que Angostura é apenas marca de Bitter, fique sabendo que a  empresa produz um dos melhores Rums do mercado. A destilaria elabora seis estilos diferentes do Rum Angostura e dois estão desembarcando no Brasil: Angostura 5 anos e Angostura 1919.

A história da empresa começa em 1824, quando o médico alemão Dr. Johann Gottlieb Benjamim Siegert, cirurgião geral do exército de Simón Bolívar, criou o “Amargo Aromático” quando residia na cidade de Angostura, Venezuela, que hoje se chama Bolívar. O líquido com propriedades medicinais foi usado incialmente para curar problemas estomacais dos soldados de Bolívar.

Em 1875 Dr. Siegert e sua família se mudaram para a ilha de Trinidad, Trinidad & Tobago, onde a nova geração da família vive até hoje. Na época a pequena destilaria localizada em Port of Spain se chamava Dr. J.G.B. Siegert & Hijos. Em 1921 é formada a empresa Angostura Bitters Limited que passa a se chamar Angostura Limited em 1992.

Os bitters Angostura estão presentes em 164 países e são ingredientes indispensáveis em bares e restaurantes. Já os Rums Angostura receberam nas últimas décadas diversas medalhas de ouro em concursos internacionais e foram nomeados a linha de Rums mais premiada do mundo.

O Angostura 5 anos, que tem notas de chocolate, caramelo queimado, especiarias, baunilha e pode ser apreciado puro ou com gelo, além de ser perfeito para coquetéis.  Tem teor alcoólico de 40%.

Jé o Angostura 1919 celebra um importante marco na história do Rum em Trinidad & Tobago. Em 1932, após um incêndio nos armazéns de Rum do Governo o master blender da destilaria Fernandes Distillers, J.B. Fernandes, comprou os barris tostados que sobraram do incidente. Mais tarde ele descobriu que estes barris haviam sido enchidos com Rum no ano de 1919. A bebida vinda desses barris acabou recebendo diversos prêmios e foi chamada de 1919 Aged Rum.

O Angostura 1919 foi eleito como um dos melhores Rums do Caribe, por instituições como Wine and Spirit International, American Beverage Institute, The US Journal e Wine Enthusiast Magazine. Tem uma coloração âmbar dourada, aroma complexo com notas de cacau, melaço, caramelo, coco, baunilha, especiarias e amêndoas — perfeito para consumir puro. Tem também graduação alcoólica de 40%.

O clássico Angostura Aromatic Bitter tem uma fórmula secreta criada em 1824 e teor alcoólico de 44,7%. Já o Angostura Orange Bitter tem teor alcoólico de 28% e é feito com cascas de laranja maduras colhidas em Trinidad & Tobago.

Esta entrada foi publicada em Outras Bebidas e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>