No dia 20 de julho de 2013 fará 40 anos de morte do ator e mestre das artes marciais Bruce Lee. E para homenagear o lutador de Kung Fu, a Johnnie Walker lançou um polêmico comercial que o ressuscita digitalmente.
A peça publicitária em questão recria Bruce Lee na moderna Hong Kong atual e, desde sua primeira emissão na televisão chinesa, no último dia 7 de julho, vem gerando muitas controvérsias entre os chineses, já que o ator de clássicos da luta, como “Operação Dragão” ou “O Dragão Chinês”, era abstêmio e declaradamente contra bebidas alcoólicas.
Sua filha, a atriz Shannon Lee, que participou da produção do vÃdeo, vê a questão de uma forma diferente. Ela acha que o anúncio separa claramente o Bruce Lee do álcool — que só aparece no último plano, sem o lutador na tela — e como disse a um jornal chinês: “deveria ser interpretado como um curta-metragem sobre ele, produzido pela Johnnie Walker”. Shannon Lee ainda complementou: ”Meu pai não bebia, é verdade, mas nunca teve problemas com as pessoas que bebiam ocasionalmente. Não tirava a garrafa das mãos se eles estivessem tendo um momento para desfrutar”.
As crÃticas ao comercial não param por aÃ, e se voltam também para o fato do astro aparecer falando mandarim, quando a lÃngua materna do ator era o cantonês.
Nós gostamos da ideia, dos efeitos, e da mensagem da propaganda. Confira o resultado no vÃdeo abaixo. E que cada um tire as suas próprias conclusões.