Macallan é Macallan.
A linha 1824 da Macallan, que veio substituir no Brasil a linha Fine Oak, é baseada na coloração natural (natural colour) dos seus maltes advindas do processo de maturação em barris de carvalho que envelheceram previamente vinhos Jerez (barris ex-Sherry).
É o tipo de madeira que definará o sabor de cada malte da 1824 Series. E a Macallan é extremamente  rigorosa na escolha dos barris a maturarem seus whiskies. De cada dez barris apresentados a Macallan, apenas um é escolhido para receber os maltes da destilaria.
No Brasil chegam três versões da 1824: Amber, Sienna e Ruby. O Macallan Gold (100% Sherry carvalho americano) está de fora, por enquanto.
O Macallan Ruby é 100% Sherry carvalho europeu. Já o Amber e o Sienna são combinações ex-Sherry carvalho europeu e americano, mais sherry carvalho americano para o Amber e mais sherry carvalho europeu para o Sienna. Os nomes dos rótulos refletem a cor dos maltes resultantes desse processo de maturação nessas combinações de barris.
Amber é um whisky floral, cÃtrico, e que ganha notas de baunilha. No paladar, maçã verde e limão se misturam com canela e algumas notas de gengibre. O final é longo com frutas vermelhas, cÃtricas e baunilha.
Ruby apresenta notas de frutas secas e cÃtricas. O carvalho espanhol é nÃtido no aroma. Na boca, gengibre, noz-moscada, chocolate, uva passa e panetone. Uma pitada de cravo. O final do Ruby é longo predominando frutas secas e nozes.
Já o Sienna pode ser considerado como uma bela combinação entre Ruby e Amber.
Mais sobre a 1824 Series no vÃdeo com MaurÃcio Salvi, MaurÃcio Porto e Gianpaolo Morselli, Embaixador da Macallan no Brasil.