Muitas vezes quando falamos de whisky pensamos na destilaria onde o líquido foi produzido, da água usada e dos diferentes processos de produção. Mas espera aí, é tudo automático? Quantas pessoas trabalham em uma destilaria? Quem são esses profissionais? Ou melhor: Quem faz o nosso whisky?
Maltman
Maltmen são os profissionais responsáveis por espalhar os grãos de cevada nas salas de maltagem (malting floors) e decidir o momento certo de parar o processo de germinação. Devido ao fato de terem que revirar a cevada constantemente durante a maltagem para evitar que ela se aglutine, muitos desses profissionais acabam contraindo uma lesão muscular na região dos ombros chamada de Monkey Shoulder. Além do trabalho nas salas de maltagem, o Maltman é também o responsável pela secagem da cevada, que é feita em algumas destilarias com ar quente e em outras com fornos alimentados com turfa ou carvão. Hoje em dia, apenas algumas destilarias ainda tem os seus próprios malting floors. Dentre elas podemos destacar a Balvenie, a Kilchoman e a Springbank.
O gato
Correto, eu disse o gato! Esses felinos os são responsáveis pela “caça ao rato” ao redor de toda a destilaria, especialmente os lugares onde há uma concentração grande de grãos. Por conta do volume de cevada necessário para abastecer a produção de whisky, pequenos roedores podem aparecer nas destilarias prontos para causar um pouco de problema. Por isso, algumas delas ainda têm seus gatos, para evitar que os invasores tomem conta do lugar!
Mashman
São os responsáveis por gerenciar a transformação da cevada maltada em wort (mosto), que acontece em grandes tonéis de madeira ou aço, durante o processo de maceração e cozimento. Esses profissionais desempenham um papel importante no processo de produção do whisky — daí vem o titulo de Mashman. Ele também será o responsável por todo o processo de fermentação, transformando o wort em wash (mosto fermentado).
Stillman
São responsáveis por cuidar da destilação do wash, transformando esse mosto fermentado em destilado. Antigamente, apenas o Stillman e o órgão do governo britânico que controla os impostos sobre produção, o HMRC — Her Majesty Revenue and Customs, possuíam as chaves dos spirit safes, onde o destilado é coletado. O cargo de Stillman é alto na hierarquia das destilarias, e para atingi-lo o Stillman tem que passar em muitos casos pelas outras etapas de produção como fermentação e maltagem.
Master Blender
Assim como um artista cria novas obras usando seus sentidos, talento e criatividade, o Master Blender cria sabores refinados e consistentes para os blended whiskies. O Master Blender é muitas vezes considerado um elemento chave de uma marca, uma vez que esse profissional geralmente trabalha para a mesma destilaria por vários anos. Normalmente seguindo apenas o seu olfato, o Mestre dos Blendeds cria misturas com diferentes componentes, que precisam ser precisamente equilibrados para a criação do whisky perfeito.
Malt Master
Se estivéssemos falando de um time de futebol, o Malt Master seria o camisa 10 da linha de produção! Esse “Mestre dos Maltes” é o responsável por manter os princípios tradicionais, reputação, consistência e sabor dos maltes da destilaria. Muitas vezes eles é que fazem a interface com a imprensa, atuando como verdadeiros embaixadores das destilarias.
Tanoeiro
O tanoeiro é nada mais, nada menos, que o artesão da destilaria. Esses verdadeiros artistas são os responsáveis pelo dia a dia dos barris de carvalho, seja na construção ou reparação deles. Apesar de tudo, a profissão de tanoeiro não é uma das mais fáceis! Eles trabalham em um ambiente barulhento, quente e com enorme esforço físico. Os melhores e mais experientes tanoeiros são generosamente remunerados, muitas vezes sendo pagos por barril montado.
Bottlers
A maior parte da indústria mecaniza suas operações de engarrafamento. Ainda assim, existe um controle de qualidade onde eles precisam de alguns profissionais que checam aleatoriamente as garrafas, os chamados Bottlers.
Apesar de ser uma indústria que movimenta milhões de dólares todos os anos, muitas das destilarias ainda mantém vivas suas tradições e histórias. E nada mais importante que as pessoas que colocam todo o seu esforço e paixão na produção de whiskies! Esses profissionais são sim o verdadeiro patrimônio de uma companhia.
Deixo aqui o mais sincero agradecimento aos Maltmen, gatos, Stilmen, Malt Masters, Blenders, Tanoeiros e Bottlers, que fazem o dia de muitos apaixonados por whisky, como eu, muito mais saboroso.
Sláinte!
Danilo Cembrero é um whisky ambassador, formado em comunicação social e escocês de coração. Apaixonado por whisky, mora na Escócia desde 2013 onde segue provando os mais deliciosos maltes. Escreve com o pseudônimo de “Mr Whisky” e pode ser encontrado diariamente para uma rodada de drams em Edimburgo ou em www.themrwhisky.com.