Benromach é a menor destilaria de Speyside, e uma das menores da Escócia. O que ela perde em tamanho, entretanto, ganha em beleza e qualidade na produção dos seus maltes. Verdade é que muitos são os que passam a apreciar os whiskies da Benromach após o primeiro gole.
Apesar de ainda pouco conhecida por aqui, a Benromach vem ganhando destaque entre os admiradores de whisky. E tradição não falta a destilaria fundada em 1898. Mas, inovação e qualidade têm sido as marcas da destilaria nos últimos anos projetando a sua reputação em nÃvel mundial.
Não é surpresa, então, saber que o Ralfy, escocês famoso por seus vÃdeos de degustação, escolheu o Benromach 10 como o whisky de 2014.
No final de março de 2014 o Benromach 10 anos já tinha sido eleito na premiação WWA (World Whiskies Award) o melhor single malt de Speyside na categoria com maturação menor ou igual a 12 anos.
A Benromach produz um malte ligeiramente enfumaçado. E essa era a prática de grande parte das destilarias de Speyside antes de 1960, quando mudaram para whiskies mais frutados e florais.
Maturado em barris ex-Bourbon e ex-Jerez e depois transferido para um envelhecimento adicional em barris de Jerez Oloroso, o Benromach 10 é sem dúvida um malte excepcional.
Será o próximo Whisky da minha coleção.
Um Whisky novo e bastante complexo eu acho o Glenmorangie Original 10 anos.
Apesar do Benromach e Glenmorangie se diferenciarem bastante em aromas e notas, estas expressões, 10 anos, das duas destilarias produzem belos Single Malts com “pouca idade”.