Matéria publicada no Caderno Ela do Globo de 11/08/2014
Não há maior reconhecimento: ser apreciado na terra dos inventores de algum produto, comportamento ou moda. Pois bem, o uÃsque japonês já havia conseguido vencer muitos concursos internacionais, alcançou respeito, mas ainda estava restrito – fora do Japão – a um pequeno cÃrculo de “conoisseurs”. O consumidor médio não levava muito a sério um produto feito num paÃs sem tradição ou fama. O primeiro uÃsque comercial japonês começou a ser vendido em 1924 e era uma cópia dos centenários e famosos “scotchs”.
Pois, agora, nomes como Nikka, Yamazaki e Hibiki se tornaram conhecidos nas terras da Rainha. Um dos bares da moda em Londres é o Mizuwari, no Soho, que tem uma grande variedade de marcas japonesas de vários anos. Além disso, serve coquetéis populares em Tóquio, que podem fazer os puristas torcerem o nariz, mas são excelentes para quem quer uma noite divertida. O mais famoso é o Highball, que, apesar de inventado na Escócia, virou febre na capital japonesa e consiste numa mistura de uÃsque e soda.
O uÃsque japonês se tornou tão poderoso que a Suntory, gigante de bebidas da terra do sol nascente, estaria estudando a compra de novas destilarias na Escócia.