Por Alexandre Campos
O single malt Auchentoshan não está disponÃvel no Brasil. Porém, nada impede que falemos dele. Afinal, os brasileiros estão viajando cada vez mais e começando a tomar gosto pelos whiskies do tipo single malt. Portanto, entre uma viagem ou outra ao exterior, você provavelmente esbarrará com alguma edição do Auchentoshan.
Localizada a apenas 15km do centro de Glasgow, na região produtora de whisky conhecida como Lowlands, a Auchentoshan foi fundada em 1823 e junto com a Hazelburn são as únicas destilarias na Escócia que utilizam o processo de tripla destilação do whisky.
A destilaria produz excelentes single malts que são via de regra mais suaves que os maltes produzidos nas Highlands. A versão Three Wood, por exemplo, envelhecida em barris ex-bourbon, ex-Jerez Oloroso e ex-Jerez Pedro Ximenez é excepcional e está sem dúvida na minha lista dos Top-30 melhores single malts que já provei. Mas estamos aqui para falar de uma novidade, o Auchentoshan Virgin Oak.
Whisky escocês é quase sempre maturado em barris que envelheceram outras bebidas, sendo os barris de whisky americano e de vinho Jerez os mais usados. Mas a Auchentoshan resolveu inovar lançando sua primeira versão de maltes envelhecidos apenas em barris virgens de carvalho americano.
O resultado é um single malt non-chill filtered suave mas com pronunciados sabores e aromas de baunilha, noz-moscada, canela, maçã e laranja. O preço da garrafa gira em torno de £70 (R$ 250), e vale cada uma gota!