Por Alexandre Campos
Como se não bastasse Chipre, Grécia, Itália, Portugal, Irlanda, Espanha…a confusão na Europa agora é sobre o “Dia do Whisky”.
A ideia de celebrar um dia para o Whisky foi lançada há dois anos atrás por Blair Bowman, 21, estudante universitário de línguas de Aberdeen e, obviamente, apaixonado por whisky.
O estudante notou a falta de uma data específica para celebar o Whisky e fez ano passado um “fuzuê” danado na internet, principalmente no Facebook, para se escolher o “Dia do Whisky”. Depois de várias discussões entre os especialistas e aficionados pela bebida, incluindo o autor que vos fala, Hans Offringa lembrou a Blair que o “Dia do Whisky” já vinha sendo comemorado informalmente no dia 27 de março. A data havia sido escolhida em homenagem ao aniversário de Michael Jackson, jornalista e escritor inglês especializado em whisky e falecido no dia 30 de agosto de 2007.
Blair não perdeu o gancho e lançou, dessa forma, um website e iniciativas no Facebook para engajar a todos no “Dia do Whisky”. Até o parlamento escocês pareceu ter endossado o dia 27 de março como o “Dia do Whisky” parabenizando o estudante pela iniciativa.
Acontece que o próprio Blair Bowman está dizendo esse ano, através de suas mídias sociais, que o “Dia do Whisky” será celebrado em 18 de maio — um pouco confuso e estranho. E não sei o porquê das datas terem mudado. E muito menos a relevância que tem o dia 18 de maio no contexto. Blair apenas me explicou que a mudança é para coincidir com as celebrações do “Visit Scotland’s Homecoming 2013″ promovidas pelo governo escocês.
Bom, talvez seja por isso que a Europa está em uma tremenda crise. Eles não se entedem nem mesmo para organizar um “Dia do Whisky”. Vários amigos europeus envolvidos com a indústria do whisky me escreveram dizendo que não reconhecem a nova data de 18 de maio para as celebrações. Eu ainda preferiro o dia de hoje para celebrar. Mas o que fazemos por aqui? Talvez seja melhor celebrarmos 2 vezes, não?