Arquivo do mês: outubro 2012

A Arte Por Trás Dos Barris De Whisky

O tanoeiro, ou toneleiro, é um artista, um artesão que com toda perícia, anos de prática e dedicação constrói os barris onde ficará repousando a bebida que tanto apreciamos.

Normalmente a profissão passa de pai para filho. São famílias inteiras envolvidas na arte da construção de tonéis de madeira. E algumas destilarias mantém seus próprios tanoeiros de forma a controlarem melhor a fabricação de seus barris. O vídeo abaixo retirado do website “Spirit of Spey” e filmado no Whisky Show 2012 realizado em Londres — evento que a Single Malt Brasil esteve presente — dá uma ideia da habilidade dos tanoeiros na montagem dos barris.

A  profissão, que na Escócia é conhecida como cooperage, passou por um longo período de declínio, mas está ressurgindo novamente devido a alta na demanda por destilados envelhecidos e pela falta de bons profissionais no mercado. Parece que os atuais salários para um aprendiz de tanoeiro não são nada mal para os jovens escoceses que querem ingressar na carreira.

No Brasil a atividade parece estar concentrada em Ribeirão Preto e Porto Feliz, onde as empresas fazem barris, dornas e outros tipos de tonéis de madeira que abastecem não só as indústrias de cachaça e vinho como também empresas de decoração.

Publicado em Curiosidades & Educação | Com a tag , , | Deixar um comentário



Enjoy The Silence Com Um Bom Malte

Neotango, assim se define o grupo argentino Tanghetto em relação ao seu estilo musical.

O grupo formado em 2002 faz sucesso no cenário alternativo do tango eletrônico junto com duas outras bandas argentinas, Gotan Project e Bajofondo, que também apostam no ritmo.

Pensamos que whisky acompanharia a bela versão feita pelo Tanghetto para a música “Enjoy The Silence” do grupo inglês Depeche Mode. Macallan 12 Fine Oak? Jack Daniel’s Single Barrel? Ardbeg 10? Escolhas a parte, ficamos com os delicados sabores de Speyside ao som do bandoneón.

O Neotango pode ser definido como uma fusão entre tango, jazz e música eletrônica. Mas tudo começou mesmo com Astor Piazolla que imprimiu um caráter mais moderno ao ritmo portenho — uma verdadeira revolução no estilo musical. O tango nunca foi o mesmo depois do toque marcante desse argentino filho de imigrantes italianos.

Publicado em Músicas com Destilados | Com a tag , , , | Deixar um comentário



Whisky Falsificado, Uma Triste Realidade Brasileira

Por Alexandre Campos

Existem duas formas de se proteger contra os whiskies falsificados comercializados no Brasil:
i) exigir o selo de recolhimento de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) na tampa de suas garrafas. O lacre da Receita Federal confirma que a bebida foi importada corretamente já que a selagem ocorre junto ao produtor no exterior, garantindo, portanto, a procedência da bebida. E o selo não serve apenas para as bebidas importadas, mas para lacrar as nacionais também. Do contrário, você estará comprando uma bebida clandestina e de procedência duvidosa.
ii) verificar as informações em português do importador e distribuidor brasileiro na garrafa. Whiskies mais comuns são falsificados usando-se garrafas originais vazias e enchidas com bebidas mais baratas, mas no Brasil essa ocorrência é menor entre os whiskies mais caros. O problema da adulteração de whiskies mais caros se dá entre nossos países vizinhos que fornecem os Single Malts e Blendeds premium piratas e adulterados ao mercado brasileiro.

Fábrica clandestina de falsificação de whisky em Santana do Livramento no Rio Grande do Sul. (Fonte: Polícia Federal)

Testes como sacudir a garrafa para checar as bolhas, ou tocar a garrafa com caneta para se verificar o som produzido, não têm embasamento algum para atestar a autenticidade de um whisky, ou qualquer outro destilado. Não passam, portanto, de folcore e lendas urbanas.

Faremos em breve um post detalhando o que se esperar em uma garrafa original de whisky.

Lembre-se, exija sempre em suas garrafas o selo do IPI e as informações em português do importador e distribuidor brasileiro! E denuncie a Receita Federal caso seja enganado e receba um whisky sem essas informações!

Publicado em Curiosidades & Educação, Notícias | Com a tag , | 24 comentários



Site da Loja Single Malt Brasil Atualizado e em Operação

Caros amigos,

Gostaríamos de comunicar que o site de nossa Loja Online já está atualizado e funcionando normalmente.

Atenciosamente,
Equipe – Single Malt Brasil

Publicado em Notícias | Deixar um comentário



Site da Loja Single Malt Brasil em Manutenção

Caros amigos,

Gostaríamos de comunicar que o site de nossa Loja Online está passando por manutenção.

Atenciosamente,
Equipe – Single Malt Brasil

Publicado em Notícias | Deixar um comentário



Melhores Whiskies — Whisky Bible 2013 — Cuidado com Algumas Notas!

Por Alexandre Campos

Notas de degustação já são algo bastante difundido na indústria de bebidas. Especialistas, sommeliers de vinho, connaisseurs de destilados, apaixonados por whisky, blogueiros e curiosos parecem afoitos para darem suas opiniões sobre o que andam bebendo.

Nada contra as notas de degustação. Na verdade fazemos uso delas e muitas são excelentes referências para sabermos de antemão o que esperar de uma bebida. Principalmente quando tais notas são elaboradas com certo rigor metodológico por profissionais experientes.

Uma coisa porém tem que ficar clara. Identificação de aromas, sabores e complexidade em uma bebida é algo muito particular. E suscetível, obviamente, a gostos pessoais. E como diz o ditado popular: “gosto não se discute”. Dessa forma, o que é bom para o Jim Murray, autor do Whisky Bible, pode não ser bom para mim, e vice-versa.

A questão fica ainda mais controversa quando notas numéricas são atribuídas as notas de degustação. Quem gosta de whiskies enfumaçados, por exemplo, sempre atribuirá notas maiores aos single malts de Islay em comparação com os de Speyside. E fica a pergunta, um é realmente superior ao outro?

E por falar em notas de degustação e avaliação de bebidas, saiu a premiação dos whiskies da publicação Whisky Bible 2013. Os dois primeiros lugares ficaram com dois whiskies da destilaria americana Buffalo Trace: Thomas Handy Sazerac e William Larue Weller, respectivamente. Já o terceiro lugar foi para o Ballantine’s 17, eleito, portanto, o melhor Scotch de 2013.

Apesar das controvérsias em relação as notas de degustação, o Whisky Bible ainda é uma excelente fonte de informação em relação aos whiskies disponíveis no mercado. Boa leitura!

Publicado em Eventos & Premiações, Livros de Whisky, Notas de Degustação / Vídeos, Notícias | Com a tag , , , , , , | Deixar um comentário



Frases de Quinta

Frases_&_Pensamentos_de_Whisky

Publicado em Frases & Pensamentos | Com a tag | Deixar um comentário



Novo Chivas Regal 12 anos

Por Alexandre Campos

Não se entusiasme tanto, pois o mais novo blended da Chivas está disponível apenas nas lojas duty-free dos principais aeroportos do mundo. Se você não vai viajar tão cedo, ou não tem nenhum amigo indo para o exterior, é melhor se contentar com a versão normal do Chivas Regal 12 anos, que é muito boa por sinal.

Novo Chivas Regal 12 anos

Novo Chivas Regal 12 anos, disponível apenas em lojas duty-free

Em 2007 a Chivas lançou o Chivas Regal 25 anos — um dos melhores blendeds que já provei. Portanto, após 5 anos sem colocar nenhuma novidade no mercado, a marca nos brindou no último dia 1 de outubro com seu novo blended 12 anos contendo uma proporção maior dos principais maltes do grupo Chivas: Strathisla e Longmorn. Ainda me lembro quando abri uma garrafa de Longmorn 15 anos que comprei em um leilão na Escócia há 3 anos. A perfeição na garrafa. Não é para menos que essa edição virou uma raridade no mercado depois de ser substituída pelo Longmorn 16 anos — outro grande malte também!

Ainda não tive a oportunidade de provar o novo Chivas Regal 12 anos, mas segundo a empresa, ele é mais suave e com uma coloração mais âmbar escuro (provavelmente dos barris ex-Jerez da Strathisla e Longmorn) que a versão normal do 12 anos.

Tudo que a Chivas Brothers faz é com qualidade e dedicação. Por isso já estou ansioso para colocar as mãos nessa nova garrafa.

 

Publicado em Notícias | Com a tag , , , | 1 comentário



Whisky e os Seios da Playboy

A imaginação humana não tem limites. E quando ela é associada a mulheres bonitas e sexo o contexto fica melhor para alguns, e questionável para outros.

O que você estava esperando de novidades em matéria de whisky? Envelhecimento em barris de vinho Château Pétrus? Um blended composto de whiskies americanos, escoceses e japoneses? Whisky envelhecido em dornas de amburana e jequitibá?

Nada disso. A novidade vem agora da empresa alemã G-Spirits que está lançando no mercado um single malt escocês cask strength envelhecido por 12 anos em ex-barris de vinho Jerez.

Até aí tudo bem. Qual a novidade então?

Cada gota do single malt escocês da G-Spirits é delicadamente derramado nos seios da modelo húngara Alexa Varga, Playmate 2012, de forma a depurar seu sabor.

Serão 5,000 garrafas de 500ml ao todo combinando os sabores e aromas dos seios de Alexa com os barris de vinho Jerez. A embalagem vem ainda com uma foto e um certificado de autenticidade autografado pela modelo.

A empresa está lançando ainda uma vodka e um rum com a mesma temática passando pelos seios das modelos Amina Malakona e Evelin Aubert — esses alemães não são bobos. Cada garrafa dos destilados custa entre R$ 300 e R$ 370 ao câmbio de hoje.

E não se iludam que existe público para essas bizarrices.

Publicado em Notícias | Com a tag | Deixar um comentário