Estamos inaugurando hoje uma seção de artigos trazendo descrições, notas de degustação e vÃdeos legendados dos whiskies disponibilizados em nossa loja virtual (www.lojadewhisky.com.br). Vale a pena ressaltar que as notas de degustação e os respectivos vÃdeos também se encontram na descrição dos whiskies no site de nossa loja.
E começamos pelo Balvenie DoubleWood 12 anos. Um Single Malt com um caráter distinto maturado primeiramente em barris de carvalho americano, e transferido posteriormente para uma curta maturação em ex-barris de vinho Jerez usados pela primeira vez para maturarem whisky.
O resultado é um Single Malt mais complexo, encorpado e rico em aromas e sabores do que normalmente se encontraria em uma maturação em um único tipo de barril.
Notas de Degustação
Aparência: Âmbar.
Olfato: Complexo e delicado. Laranja, baunilha, Jerez e mel.
Paladar: Complexo e frutado. Especiarias, nozes, baunilha, couro, laranja, canela, passas e figo.
Fim de boca: Médio para longo.
Essa técnica de uma maturação extra em um segundo tipo de barril, chamada atualmente de finishing, ou acabamento, foi desenvolvida na Balvenie por David Stewart, Malt Master da destilaria, ainda na década de 80. Mas muitas outras destilarias também reinvidicam o pioneirismo, como é o caso da Glenmorangie. O fato é que nunca vamos saber de fato quem lançou a inovoção, e preferimos ficar, portanto, com a versão de David Stewart, como contada no vÃdeo a seguir.