Texto adaptado de Mariana Caminha.
Desde ontem o Reino Unido está comemorando o jubileu de diamante da Rainha Elizabeth II. Muita cerveja, vinho, champagne e, obviamente, whisky estão sendo abertos como parte das comemorações.
A Rainha Elizabeth II faz parte de um seleto grupo de monarcas: além dela, apenas outros cinco reis ou rainhas na história do paÃs estiveram no poder por mais de meio século. É ou não é motivo para comemorar?
Um dos momentos de maior emoção se dará na terça-feira, 5 de junho, quando a soberana e toda a famÃlia real se reunirão em uma cerimônia religiosa na Catedral de St. Paul. Para quem não sabe, nesse belÃssimo templo se deu, também, a celebração de outro jubileu de diamante, o da Rainha Victoria, em 1897.
Diferentemente do que ocorrere neste ano, quando o mundo inteiro está acompanhando pela internet e pela televisão os festejos em Londres, naquele tempo só quem estava na cidade pôde acompanhar a emoção da Rainha Victoria. Verdade que a plateia era bem menor, mas nem por isso deixou de comover a aniversariante, segundo se lê no diário que mantinha.
Para que se tenha ideia da importância histórica do evento, desde a celebração de dois jubileus de diamantes, o da Rainha Victoria e o do Imperador Francisco José, do Império Austro-Húngaro, apenas outros dois eventos do tipo aconteceram no mundo, no Japão e na Tailândia.
Nada se fala sobre a saúde da Rainha, e por isso todo mundo acredita que tudo esteja bem. E os britânicos já falam até sobre o jubileu de platina, que a Rainha Elizabeth II poderá completar em 2022.
Bom, se o Rei da Tailândia não desocupar o trono, será um marco único na história, 70 anos no poder. Quem quase chegou lá foi o imperador Francisco José que morreu em 1916, apenas dois anos antes da festa histórica. Pelo andar da carruagem (impossÃvel não fazer o trocadilho), a Rainha Elizabeth II é forte candidata a bater o recorde…