Olá ImonHBnLT e Kdfukuyama,
Ótimas observações, me ajudaram muito. Eu já imaginava que seria difícil ter essa percepção "apurada" com os Blended, pelo menos pra um iniciante. Talvez depois de degustar alguns Single Malts, quando for degustar um Blended, identifique melhor as diferentes nuances dos aromas e sabores né?!
Eu apenas nutria uma esperança de poder ir "treinando" o paladar aos poucos, no quesito "orçamento" haha. Começando pelos blended de entrada, até chegar nos single malts. Porque, quando eu chegar nos single malts, eu provavelmente não vou querer saber mais dos Blended né?! Aí a falência começa. rsrs
Brincadeiras à parte, muito bom saber do Grant's Family Reserve, em especial sobre a comparação entre o Grant's 12 e o Black Label, pois eu já estava pensando em adquirir o Black Label.
Eu tinha lido sobre os copos Gleincairn e já pedi um kit na Amazon. Enquanto aguardo, comprei aquelas "taças" com a boca mais "fechada", parecem a de vinho mas são mais baixas, até lembram o copo Gleincairn um pouco.
Sobre as áreas da língua, logo que decidi começar a degustar whisky, lembrei desse "mapa da língua" que tinha aprendido na escola, e fui procurar pra relembrar. Porém, descobri que não existe mais isso de cada parte da língua identificar um sabor. Olha aí algumas fontes que encontrei:
Fonte 1 -
http://www.portalumami.com.br/curiosida ... da-lingua/Fonte 2 -
http://www.portalumami.com.br/ciencia/o ... os-gostos/Decidi seguir sua orientação e comprar o Glenfiddich 12, como meu primeiro single malt. Pra me ajudar nesse processo de reconhecer melhor os aromas e sabores.
---
Kdfukuyama
Você já degustou esse Grant's Family Reserve, citado pelo ImonHBnLT ?
Como ele tem o preço bem próximo ao Teacher's que você experimentou, estou em dúvidas em qual desses blended de entrada seria uma melhor. Acha que vale a pena pegar esse Teacher's do rótulo antigo que você degustou, uma vez que quase não se acha dele mais ?
Ou esqueço do Grant's e do Teacher's como blended de entrada e pego o Whyte & Mackay que você indicou ?
----
Como eu estou saindo de uma gripe, meu nariz não está dos melhores ainda pra identificar os aromas. Mas mesmo assim decidi abrir meu Jack Daniel's hoje, e tenho algumas curiosidades de iniciante. Me desculpem se eu fugir um pouco da questão do tópico.
Mesmo com o "nariz ruim", eu percebi bastante esse "caramelo" que vocês citaram sobre o Jack Daniels, o retrogosto me lembrou um pouco o do Rum Ouro, que é meio "melado". Depois degustarei com meus sentidos mais "apurados" pra conhecer melhor o Jack.
Mas, na verdade, minha curiosidade é outra. Quando terminei de degustar o Jack Daniel's, decidi tomar um pouco do Red Label que já estava aberto e notei uma diferença enorme. Talvez por não ter "limpado a boca" antes de passar pro Red Label.
A primeira vez que tomei o Red Label, senti ele até um pouco adocicado, batendo com algumas referências que havia lido na internet, sobre os tons de Baunilha que o Red Label tem e tal. Mas, após tomar o Jack Daniel's, e passar pro Red Label, achei ele bem mais seco, quase com um sabor mais esfumaçado, coisa que eu não havia notado antes, quando só tinha tomado ele sozinho.
A nível de aprendizado, saberiam me informar se isso faz algum sentido, ou se tô falando bobagem ?! Com a experiência de degustadores que vocês têm, talvez saibam até me explicar "por alto" o porque dessas nuances diferentes entre eles.
----
Só pra finalizar, sobre os Single Malts na faixa de preço do Glenfiddich 12, saberiam me indicar outras marcas com sabores e aromas diferenciados, que eu pudesse investir ? Como havia dito, a ideia inicial era ter uma garrafa de cada "tipo" pra talvez até degustar um pouco de cada no mesmo dia, e tentar perceber essas diferenças entre eles.
Abraço e valeu pelas informações e dicas.
Yuri